Tamanho do texto A- A+


PROJETO SEESC - SUSTENTABILIDADE, /
Segunda, 04 de abril de 2011, 09h48

PROJETO SEESC- Sustentabilidade, Ecologicamente Correto, Economicamente Viável, Socialmente Justo e Culturalmente Aceito

1.0 Identificação
1.1Título: Projeto SEESC – Sustentabilidade, Ecologicamente Correto, Economicamente Viável, Socialmente Justo  e Culturalmente Aceito.
1.2 Área: Meio Ambiente
1.3 Autor do Projeto: Hely Moreira /Assistente Social

2.0 Objetivo Geral:
O mundo, a sociedade, nós,produzimos e geramos muitos resíduos sólidos e líquidos. O Instituto Canopus deseja que esses resíduos tenham uma destinação adequada e preferencialmente que sejam reaproveitados para reciclagem. As empresas do Grupo Canopus como também nossos clientes temos a necessidade de descartar e nem sempre sabemos como fazer e aonde descartar de maneira segura e adequada para que sejam reaproveitados.

3.0 Objetivo Específico:
- Reduzir quantidade de resíduos nas empresas do Grupo Canopus destinados aos aterros sanitários;
- Destinar o maior volume possível de resíduos para reciclagem e reaproveitamento;
- Disponibilizar um ponto de coleta e providenciar parcerias com outras organizações que tenham interesse pelo resíduo para reciclagem e reaproveitamento;
- Estimular nossos colaboradores e voluntários a separar o lixo e a  não descartar resíduos no lixo.
- Destinar todas as peças e computadores não conforme, desatualizados, ultrapassados e que não são mais utilizados pela empresa enviar para ONG onde desenvolvem metareciclagem.Os computadores são desmontados, e suas peças são reaproveitadas para construção de outros computadores ou para confecção de outros objetos, inclusive artístico. Os computadores montados são reaproveitados para cursos de informática para jovens e idosos ou doados para entidades, escolas e projetos sociais.
- Receber óleos de cozinha de voluntários, colaboradores, clientes, parceiros  das empresas Canopus para ser encaminhado a empresas que destinam esses resíduos para reaproveitamento do bicombustível.  Esses óleos quando descartável como de costume são extremamente prejudicial ao meio ambiente.

4.0 Metodologias:
 
1)
Identificar os resíduos das empresas Canopus; (Pilhas, Resíduos das lojas, óleos, computadores e equipamentos eletrônicos e uniforme velhos);        
                                     
Pilhas
Ação Preventiva-AP:
Recolher pilhas e baterias de celulares, para que não sejam estocadas e nem jogadas no lixo doméstico das empresas e nem na natureza, uma vez que possuem metais pesados que podem prejudicar os lençóis freáticos.

Ação Corretiva-AC: Deveremos colocar coletores sinalizados disponibilizados nas lojas das empresas Canopus. Os resíduos serão recolhidos pelos administradores de cada loja, identificá-los (Pilha - material Obsoleto ou Bateria- Material Obsoleto) e encaminhar ao Instituto Canopus para serem encaminhados para a CEMPRE (Compromisso Empresarial com a Reciclagem) que se responsabilizará pela correta destinação dos mesmos.

Papel, Papelão e Plástico
Ação Preventiva–AP:
Estabelecer destinação de papel, papelão e plástico, em parceria e contratos de recolhimento.

Ação Corretiva-AC:  Fazer parceria com a Recimat - Reciclagem Mato Grosso que fará o recolhimento do material.
 
Óleo de Cozinha e Automóveis
Ação Preventiva-AP:
Todos nós colaboradores internos, voluntários, e clientes das empresas Canopus e sociedade em geral consumimos óleo em nossas casas. Esse óleo quando descartado é extremamente prejudicial. Tentar conscientizar a todos e solicitar a entrega ao Instituto para que o mesmo faça parceria com a Comercial Global para recolhimento do óleo uma vez por semana para ser reaproveitado como bicombustível.

Ação Corretiva-AC: Fazer parceria com a Comercial Global para recolher e levar para transformação em biocombustível.

Meta Reciclagem
Ação Preventiva-AP:
  A TI das empresas Canopus deverá  centralizar todo recolhimento de peças de computadores não utilizados, computadores obsoletos e todo equipamento eletrônico de toda as lojas para serem identificados e acondicionados para encaminhar ao Instituto.

Ação Corretiva-AC: Todas as peças de computadores  estragadas e não utilizadas pelas lojas das empresas Canopus deverão ser enviados para a ONG IMAR, que atua com jovens da periferia em projetos de metareciclagem. Nessa ONG os computadores são desmontados e suas peças são reaproveitadas para construção de outros computadores e para confecção de diversos objetos, inclusive artísticos. Os computadores montados são reaproveitados para cursos de informática para jovens e idosos e também para doação para escolas e outros projetos.

2) Identificar entidades e organizações que atuem com esses resíduos para fazer parceria e encaminhar resíduos coletados para reciclagem;
3) Providenciar locais no Instituto Canopus para  a guarda do resíduo até o recolhimento pelas parcerias interessadas;
4) Disponibilizar material de orientação sobre resíduos coletados;

5.0 Divulgação
A divulgação será através de e-mail, CIC para os colaboradores internos e através das reuniões quinzenais nas lojas do Grupo Canopus.Para os clientes será através de folders e panfletos.

6.0 Público-Alvo: Clientes Internos e externos e Sociedade

7.0 Beneficiários: Toda a população e a sociedade onde moramos;

8.0 Resultado: Redução no descarte de resíduos das empresas do Grupo Canopus nos lixões e no meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Últimas Notícias

Ultimas Noticias

Vídeos



Mais Videos

Próximas Reuniões

Voluntários e interessados no trabalho do Instituto Canopus se reúnem mensalmente, confira a data das próximas reuniões e participe, junte-se a nós!

agenda completa

Informativo

newsletter

Cadastre-se e receba informações do Instituto Canopus em seu e-mail.






Intranet






Acessar

Acessos

961432