Tamanho do texto A- A+


PROJETO CONSTELLACION - ÁREA DA CULTURA /
Segunda, 04 de abril de 2011, 11h32

Projeto de Formação de Dançarinos

 

Instituto Canopus
Projeto Instituto Canopus Caça Talentos
j
1.0 Identificação
1.1Título: Projeto de Formação de Dançarinos Grupo Constellation
1.2 Área: Cultura
1.4 Autor do Projeto: Hely Moreira / Assistente Social

2.0 Objetivo Geral:
Valorizar a cultura e suas diversas manifestações culturais e oportunizar as crianças e adolescente acesso a essas manifestações artísticas, através de oficinas de dança, despertando em cada participante o amor à cultura, a valorização e o conhecimento dessas manifestações culturais. Contribuindo assim, na formação de uma identidade e uma consciência crítica e reflexiva perante a sociedade, além, de formar um grupo de dança mantido pelo Instituto após a seleção do caça talentos para dar condições de subsistência através de um trabalho profissional a essas crianças.

3.0  Objetivo Específico:
Trabalhar com a cultura valorizando a auto-estima, auto-imagem, a formação enquanto cidadão, tirando-os da situação de risco nessa época de férias escolares e melhorando a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes do bairro Pedra 90.
É nosso objetivo também incentivá-los a estudarem e continuar estudando para que no futuro possam em condições de igualdade, competir no mercado de trabalho e ingressarem no ensino superior sem perder sua identidade, sendo homens e mulheres de princípios e valores.
Acreditamos que, despertando a dança, a música, a sensibilidade a cultura, incentivando os dons e talentos de cada participante através dos conhecimentos que adquiriram posteriormente ao caça talentos, poderemos formar um grupo de dança patrocinado pelo Instituto Canopus em parceria com a Associação Matogrossense de Artes e Culturas Africanas Ayoluwa, para futuras apresentações culturais em Cuiabá-MT e fora do estado. 

4.0  Justificativa
Nos últimos anos a capital do estado de Mato Grosso, teve um crescimento considerável e com isso houve um agravamento nas questões sociais e econômicas, o que afeta o desenvolvimento sócio-educativo e cultural de nossas crianças e jovens.
A realidade das crianças e adolescentes brasileiras têm um quadro expressivo de situações difíceis e posturas excludentes. A situação de desigualdade social, política e econômica encontrada no Brasil têm influência direta na dinâmica familiar e no aumento do número de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal.
Diante dessa realidade o Instituto Canopus em parceria com a Associação Mato-grossense de artes e Culturas Africanas Ayoluwa e com o município de Cuiabá reconhece a necessidade de combater toda forma de violência infanto-juvenil nessa faixa etária de 10 a 15 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Diante desse contexto é que o Instituto Canopus lança ações e projetos sociais que propiciam orientações necessárias para o desenvolvimento da condição cidadã, tornando-os atentos a seus direitos e deveres sociais, evita a evasão escolar, resgata a auto-estima, reforça os laços familiares, desperta para atividades culturais e capacita-os para o mercado de trabalho evitando assim a ociosidade que aumenta todo tipo de assédio a crianças e jovens. 
O presente projeto será realizado no bairro periférico Pedra 90, onde estatisticamente mostra uma população enorme de crianças e um índice muito grande de marginalidade, entorpecentes e prostituição crescendo a cada dia.  A maioria é de origem negra, afro-descendentes, pobres, que possuem dentro de suas perspectivas de vida, profissões de baixa valorização, de baixa estima e de baixo retorno financeiro, uma vez que mal conseguem estudar objetivando maiores pretensões.
O presente projeto engloba inicialmente um dia inteiro com palestras e oficinas de dança e na seqüência a seleção de 15 crianças e adolescentes para formarem um grupo de dança. O Instituto Canopus, inclusive, incluiu neste projeto em sua planilha de custo o pagamento dos 4 primeiros meses (fevereiro a maio/2011)  de  aulas com professor de dança para a formação desse grupo. Posteriormente o Instituto Canopus através de projetos, buscará recursos para dar continuidade e apoio logístico ao grupo formado como: continuação das aulas mensais, uniformes, figurinos,alimentação e viagens para  apresentações  em Cuiabá e regiões.
Desta forma, este projeto contribuirá para conscientização, bem como propiciará a afirmação, identidade e formação dos participantes no sentido de inseminar-lhe a valorização da auto-estima de forma positiva que este projeto possibilita, enquanto visibilidade da arte negra dentro de Cuiabá-MT e regiões.

5.0 Metodologias:
O evento “Instituto Canopus Caça Talentos” ocorrerá na Praça Caic do Bairro Pedra 90 das 8:30 às 17:00 horas. Será o dia inteiro de atividades coordenado pelo grupo Yaoluwa. Pela manhã teremos vários profissionais de dança para realizar as palestras e oficinas de dança com as crianças e adolescentes inscritos.
Primeiramente será explicado o projeto, as etapas e a importância da participação nas aulas.
Logo em seguida teremos as dinâmicas, trabalhando vários ritmos musicais, expressão corporal (corpo e mente).
A continuidade do curso e formação será a partir de fevereiro de 2011, onde estamos prevendo no orçamento desse projeto “Instituto Canopus Caça Talentos” o pagamento de um professor para ministrar aulas 2 vezes na semana durante o mês de fevereiro, março e abril de 2011 no Centro Comunitário do bairro Pedra 90, ficando o Instituto Canopus de providenciar projetos e recursos para manter o curso até dezembro de 2011.
Teremos o intervalo para o almoço, onde será distribuído almoço, refrigerantes e picolés para as crianças inscritas no projeto. 
Retornaremos às 14:30 horas com as apresentações dos inscritos. Estes serão avaliados coletivamente ou individualmente dependendo do número de participantes, através de músicas colocadas aleatoriamente em ritmos diversos para ser desenvolvida a dança conforme o ritmo.
Após apresentação de todos os inscritos os profissionais e jurados farão as avaliações e apresentaram as 15 crianças selecionadas que farão parte do Grupo de dança do Instituto Canopus em parceria com a Associação Ayoluwa.
Para as 15 crianças selecionadas haverá um sorteio de uma bicicleta e oito mochilas com kit escolar.
Para finalizar teremos a apresentação da Cia. Ayoluwa de dança afro com espetáculo Swingue da Cor, um espetáculo para  todos apreciarem.

5.1 Divulgação
A divulgação será através da televisão TV Record canal 10, de faixas, carro de som e convites através da rádio comunitária do bairro Pedra 90.
O carro de som passará nas ruas no período da manhã e no período da tarde durante 08 dias, totalizando 16 horas de anuncio até o dia 21.01.2011.

5.2 Inscrições
As inscrições serão feitas do dia 03.01.2011 ao dia 20.01.2011 para as 100 primeiras crianças inscritas.
As inscrições serão feitas:
•Na casa do Presidente do Bairro Sr. Baiano, no horário das 9:00 hs  as 11:30hs e das 14:00hs  às 17:00 hs;
•Com Guerreiro (Wilson) da igreja Sara Nossa Terra das 14:30 às 18:00 horas (inclusive sábados e domingos);.

5.3 Seleção
A seleção será feita no final do dia 22 de janeiro de 2011, por  3 profissionais de dança  da Associação Matogrossense de Artes e Culturas Africanas Ayoluwa e por 3 voluntários do  Instituto Canopus .
Os classificados farão parte do Grupo de dança do Instituto Canopus, onde serão formados com acompanhamento profissional através de aulas semanais a partir do mês seguinte a classificação, pelos profissionais de dança da Associação Ayoluwa.

6.0 Realização do Evento:
6.1 Dia/Local: Será realizado no dia 22.01.2011, na Praça Caic do Bairro Pedra 90.
6.2 Duração: 8: 30 horas às 17:00 horas
6.3 Estimativa de Público: 200 pessoas incluindo (crianças, familiares e voluntários)
6.4 Camada da população/Quantos/Faixa Etária:
O projeto atenderá 100 crianças e adolescentes carentes do Bairro Pedra 90 na faixa etária de 10 a 15 anos que estejam regularmente matriculadas e estudando.

7.0 Atrações:
Apresentação  da Cia. Ayoluwa de dança afro com espetáculo Swingue da Cor;
7.1 Almoço:
O almoço será distribuído pelos voluntários do Instituto Canopus para as crianças inscritas no projeto o qual receberá uma senha.
7.2 Camisetas:
Distribuição de camisetas do Instituto Canopus, somente para as crianças inscritas no Projeto.
7.3 Sorteio:
Será sorteado uma bicicleta e oito mochilas com kit escolar para as 15 crianças selecionadas

8.0 Pontos Fortes
- Criar um projeto fixo, contínuo, profissionalizante para futuras apresentações locais;
- Investir em parcerias e patrocinar a cultura;
- Propiciar conhecimento e oportunidades a jovens carentes;
- Descobrir talentos;
- Aumentar a auto-estima dos jovens;
- Contribuir com o desenvolvimento dos jovens, formando homens e mulheres de valores e princípios;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Confira também nesta seção:

Últimas Notícias

Ultimas Noticias

Vídeos



Mais Videos

Próximas Reuniões

Voluntários e interessados no trabalho do Instituto Canopus se reúnem mensalmente, confira a data das próximas reuniões e participe, junte-se a nós!

agenda completa

Informativo

newsletter

Cadastre-se e receba informações do Instituto Canopus em seu e-mail.






Intranet






Acessar

Acessos

961436